domingo, 13 de maio de 2012


VEREADORA NARA REQUER AOS ÓRGÃOS DO GOVERNO MUNICIPAL O CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO DO MAGISTÉRIO




A vereadora Nara vem a muito tempo acompanhando a conquista dos educadores : a LEI DO PISO NACIONAL para os profissionais da educação. Após ações dos movimentos sociais ligados a educação é que o governo federal, através ainda do Presidente Lula sancionou a LEI Nº 11.738 em 16 de julho de 2008.



Esta lei é conquista histórica dos educadores em que a CUT, a CNTE, o CPERS Sindicato e outras entidades sindicais do Brasil vem reivindicando o piso nacional.



Segundo informações do MEC mínimo a ser pago a um professor mensalmente no Brasil é R$ 1451,00 por 40 horas de trabalho semanais. Já a CNTE(Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) o valor mínimo a ser pago por 40 horas é R$ 1937,00.

Além do valor básico a ser pago para o professor, a LEI DO PISO estipula em seu artigo 2º que o professor deverá ter 1/3 da sua jornada dedicada às horas atividades. Em Panambi as horas atividades ainda não chegam a 1/3.

O que siginficam as horas atividades de um professor. A hora-atividade é uma conquista dos profissionais em educação, pois representa o reconhecimento do trabalho pedagógico realizado fora de sala de aula. É necessário esclarecer que o professor trabalha muito mais fora de sala de aula do que durante as aulas propriamente ditas. É muito fácil entender o porquê. Cada aula que o professor ministra é uma atividade que necessita de preparação prévia e tem que ser específica para cada turma.



Além de momentos de estudo, preparação de estratégias para levar o alunos a melhor compreender os conteúdos, ainda os professores precisam estar avaliando constantemente os educandos. E isso precisa ser organizado e preparado para ser aplicado. Após aplicado ainda é necessário que o educador avalie as atividades feitas.



O nosso município de Panambi não está cumprindo a LEI DO PISO, pois os professores da rede pública municipal ainda não tem 33% de horas para a preparação das suas atividades.

Nosso mandato, que tem como um dos seus pilares a educação, requer ao Sr. Prefeito Municipal, Sra. Secretária Municipal de Educação, Sr. Secretário da Fazenda do Município e ainda o Conselho Municipal de Educação, para que estejam estudando formas para viablilizar o cumprimento da LEI DO PISO em Panambi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário